...
Hoje, dia 23 de Março, é o Dia Mundial da Meteorologia.
[A imagem adequa-se à nossa região, pois, ora está sol, ora começa a chover do nada!]
Segundo a classificação Nacional de Profissões (CNP) [pode ser consultada no site do Instituto do Emprego e Formação Profissional: www.iefp.pt], meteorologista é aquele que: "Analisa, interpreta e prevê, individualmente ou em equipa, os fenómenos meteorológicos, recorrendo a radar, satélites, cartas e diagramas meteorológicos ou outros meios". (http://www.iefp.pt/formacao/CNP/Documents/CAP2.pdf)
O termo meteorologia surgiu aproximadamente em de 340 a.C., quando o filósofo grego Aristóteles escreveu um livro sobre filosofia natural denominado Meteorológica, falando sobre o tempo, o clima, sobre astronomia, geografia e química. Falava de nuvens, chuva, neve, vento, granizo, trovões e furacões. Naqueles dias, tudo o que caia do céu e qualquer coisa vista no ar era chamada de meteoro, daí o nome meteorologia.
Atualmente, a meteorologia ocupa um lugar de destaque nas atividades humanas. A capacidade de prever os fenómenos meteorológicos determina o sucesso ou o fracasso de muitas das ações humanas.
Porquê dia 23 de Março para dia mundial da Meteorologia?
Porque foi o dia em que se fundou a Organização Mundial de Meteorologia (WMO) da ONU (1950).
